Transforme Seu Ateliê: 5 Princípios de Organização que Funcionam
- Sabrina Borges

- 27 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de jul. de 2024
Cresci de ateliê em ateliê, entre tias e mãe costureira, acompanhei muitas falhas e aprendizados sobre como organizar este espaço e os dias que vivemos neles. Por que muitas vezes é uma escolha orientada justamente pelo interesse em estar presente na criação dos nossos filhos e cuidados com a nossa casa.
Empreender dessa forma, é a resposta que nosso coração encontra para dar forma às nossas habilidades manuais, receber a renda que precisamos e estarmos presentes na vida da pessoas que mais amamos.
E é por isso que é tão valioso ajustar nossa rotina de trabalho à um modelo de organização que facilite os processos e melhorem nossas chances, por que você vai concordar comigo, pode ser tudo por amor, mas é BEM cansativo conciliar tudo isso.
1 - Uma coisa que me permitiu crescer e liberou bastante espaço mental, foi uma lista, que eu chamo de fila de produção. Eu literalmente, faço uma lista de todos os pedidos fechados que fica colada do lado do meu computador, pra onde olho sempre. Tão logo quanto é possível, coloco nessa lista cada pedido que é fechado. Pagou a entrada, anoto na lista.
2 - Criar um catálogo de produtos, principalmente os mais procurados, me facilitou demais responder as pessoas com mais agilidade. O documento já tem as informações básicas que as pessoas precisam saber, inclusive com alternativas que variam os valores para pessoas que não tem muita clareza. O atendimento ainda exige atenção, mas os catálogos me poupam um tempo valiosíssimo, além de demonstrar profissionalismo.
3 - De fato, uma das vantagens de ser autônoma é a flexibilidade de horários. Mas é importante respeitar nossos ciclos, os horários da casa e outros compromissos. Sendo assim, vale muito a pena ter hora certa para iniciar, fazer pausas e encerrar a jornada diária. Imprevistos vão acontecer, mas ter esses horários em mente ajudam a não procrastinar e depois ficar desesperada tentando compensar o tempo perdido.
4 - Essa dica é uma coisa que eu sempre fiz, mas sempre me chama atenção como é ressaltada em aulas de organização... cada coisa deve ter seu lugar, sua casinha. Ou seja, terminei de usar essa tesoura de papel, sei exatamente onde colocar. Sempre que eu precisar, saberei onde encontrar. Se ficar deixando em lugares diferentes, pode até encontrar depois, mas sempre leva mais tempo e mais energia.
5 - E não menos importante! Quando acabar um projeto, principalmente os maiores, que exigiram mais concentração, foco e velocidade... limpe a mesa de trabalho. Não deixa pro outro dia. Limpe antes do caos invadir sua vida, rs. Se não, eu não vou ficar orgulhosa, mas você vai lembrar das minhas palavras e pensar: "Bem que a Sabrina avisou!"
Agora me conta, o que você acrescentaria nessa lista?




Comentários